Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Trichilia magnifoliola T.D.Penn. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-04-2012

Criterio: B2ab(i,ii,iii,iv,v)

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Trichilia magnifolia é uma espécie raríssima representada por um número muito baixo de registros de herbário, todos ocorridos há mais de 30 anos e em locais altamente desmatados. Nos municípios mineiros de Viçosa e Rio Casca, onde T. magnifolia foi coletada nos anos de 1934 e 1935, respectivamente, cerca de 90% da cobertura original da Mata Atlântica encontram-se desmatados. No município capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, em que o registro da espécie data de 1972, o percentual de redução florestal é o mesmo. No município baiano de Itamaraju, onde a espécie foi coletada em 1978, o percentual de Mata Atlântica remanescente chega a 20%. Devido a esses fatores, que apontam para uma drástica redução na extensão e qualidade do habitat de T. magnifolia, suspeita-se que pode estar havendo um declínio da extensão de ocorrência, da área de ocupação, do número de subpopulações e de indivíduos maduros. Suspeita-se também que as subpopulações ainda existentes sejam muito pequenas e estejam bastante isoladas umas das outras. A AOO é de 24 km².

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Trichilia magnifoliola T.D.Penn.;

Família: Meliaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Nordeste (Bahia), Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo) (Sakuragui; Stefano; Calazans, 2012). Conhecida de poucas coleções (Pires O'Brien, 1998).

Ecologia

Árvores pequenas até 10 m alt. Produz flores por longo período, tendo sido registrado em Março, Abril, Junho, Setembro e Novembro (Pennington, 1981).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Destruição da floresta é uma ameaça severa e contínua (Pires O'Brien, 1998).

Ações de conservação

1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: Vulnerável. Listavermelha IUCN 2011 (O´Brien, 1998).

Referências

- OLIVEIRA-FILHO, A. T. Meliaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.343-344, 2009.

- PENNINGTON, T. D. Flora Neotropica: Meliaceae. Monograph 28. New York, NY: New York Botanical Garden, 1981. 470 p.

- PIRES O'BRIEN, J. Trichilia magnifoliola in IUCN Red List of Threatened Species. Version 2011.2., IUCN. IUCN. Disponivel em: <www.iucnredlist.org>.

- SAKURAGUI, C.M.; STEFANO, M.V.; CALAZANS, L.S.B. Meliaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB009998>.

Como citar

CNCFlora. Trichilia magnifoliola in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Trichilia magnifoliola>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/04/2012 - 19:05:49